Canoa Quebrada, Ceará – O que Fazer?

O que fazer em Canoa Quebrada? Muita gente acredita que apenas um bate-volta de Fortaleza já é o bastante para conhecer Canoa Quebrada, mas há muito o que fazer por lá.

Se estamos falando do passeio 3 praias em 1 dia, então, é quase covardia as poucas horas para aproveitar um dos destinos mais procurados do Estado. 

Vamos destacar pelo menos 10 coisas para fazer em Canoa Quebrada, a maior parte delas somente é possível se você ficar hospedado por lá.

E uma das novidades é que a partir de Canoa você pode percorrer boa parte dos destinos que fazem parte da Rota das Falésias, um novo roteiro turístico que inclui destinos no Ceará e Rio Grande do Norte.

Quem sabe você se anima para conhecer Canoa Quebrada, muito além de um bate-volta a partir de Fortaleza.

O que fazer em Canoa Quebrada, Ceará – Rota das Falésias

Saiba os principais passeios para quem vem de Fortaleza ou fica hospedado por lá

O Ceará é um destino que inspira até cineastas internacionais, como foi o caso de Orson Welles quando veio para o Brasil filmar o documentário “It’s All True”.

História de Canoa Quebrada

O símbolo de Canoa Quebrada, a lua e a estrela, surgiu de um casal de argelinos, que pediu para um artesão local desenhar a lua e estrela (desenho presente na bandeira da Argélia) em um artesanato.

O artesão achou que tinha a ver com Canoa Quebrada e começou a replicar em todas as suas obras.

Canoa Quebrada, Ceará - O que Fazer: Melhores passeios - Fortaleza
A lua e a estrela viraram símbolo de Canoa Quebrada

A história do nome de sua rua principal (a Broadway, ou Rua Dragão do Mar), ocorre em homenagem a um descendente de Canoa que liderou um movimento de greve dos jandadeiros e que antecipou o fim da escravidão no Ceará online-apteekki.com.

Dragão do Mar e Orson Welles

Dragão do Mar, ou Chico da Matilde (no caso Matilde, sua mãe), “em 1874 foi nomeado prático da Capitania dos Portos convivendo com o drama do tráfico negreiro, se envolve na luta pelo abolicionismo, e uma de suas principais atitudes foi o fechamento do Porto de Fortaleza, assim impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em vigília, localizava alguma embarcação que entrasse no Porto do Mucuripe e conduzia sua jangada até ela para comunicar o rompimento do tráfego negreiro no Estado.”

SIGA A GENTE NO INSTAGRAMviagenscineVer maisSiga no Instagram

Fonte: http://www.canoabrasil.com/dragao-do-mar.html

Alguns anos mais tarde, Orson Welles, o famoso diretor de um dos melhores filmes de todos os tempos,  “Cidadão Kane”, esteve no Ceará para registrar a história de outro jangadeiro heróico.

Jacaré e mais outros jangadeiros partem da Praia de Iracema, em Fortaleza, até o litoral do Rio de Janeiro para reivindicar melhores condições aos pescadores e jangadeiros cearenses. Leia mais no post sobre o filme “É Tudo Verdade”.

Canoa Quebrada, Ceará - O que Fazer: Melhores passeios - Fortaleza #CanoaQuebrada #Ceará #Fortaleza

Como Chegar em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada fica no litoral leste do Ceará, no município de Aracati. Essa região também é conhecida turisticamente como Rota das Falésias ou Rota das Cores.

E há duas maneiras principais de conhecer essa região e uma das praias mais famosas do Ceará. Fazer um bate-volta de Fortaleza ou pernoitar na cidade.

Rota das Falésias

Para conhecer não somente Canoa Quebrada, mas as oito cidades que fazem parte da Rota das Falésias, ficar hospedado em Canoa é a melhor opção.

“A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae Ceará e, mais recentemente, com o apoio do Sebrae-RN.”

Fonte: Ministério do Turismo 

São 215 km do litoral cearense marcados pelas falésias em diversas tonalidades, dunas e as praias com o mar em tons de verde esmeralda.

Entre os destinos, podemos destacar Águas Belas, Morro Branco e Praia das Fontes (que ficam mais próximas de Fortaleza) ou Majorlânida, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, que ficam no caminho para o Rio Grande do Norte.

Passeio bate-volta de Fortaleza

Os passeios bate-volta a partir de Fortaleza são bem comuns e há dois que incluem Canoa Quebrada. Um deles é conhecido como 3 praias em 1 dia (inclui também Morro Branco e Praia das Fontes) e o outro é exclusivamente para Canoa Quebrada (mais recomendado).

Uma das empresas que operam esse roteiro é a Ernanitur. Foi a empresa que nos levou até lá em 2018. O serviço e o guia foram excelentes. O passeio custa a partir de R$ 69,00 (ref. jan/2019).

Por conta própria

Para quem chega por conta própria, o acesso de carro é tranquilo, mas a viagem dura cerca de 2h30.

De ônibus, quem opera o trecho é a Viação São Benedito, com 5 saídas diárias e duração de 3h30 de viagem. A passagem custa menos de R$ 25,00 (refência jan/2019).

Apesar dos passeios bate-volta serem uma boa opção, há algumas coisas que não é possível fazer sem estar hospedado em Canoa. A região é tão gostosa que com certeza merece uma ou duas noites por lá.

Os programas para se fazer em Canoa Quebrada indicados com asterisco, somente são possíveis para quem fica hospedado por lá.

Canoa Quebrada, Ceará - O que Fazer: Melhores passeios - Fortaleza
O incrível mar de Canoa Quebrada e o contraste com as cores falésias forma uma das paisagens mais bonitas do Ceará

Todos os direitos reservados a Pousada Jardim dos Orixás © 2020.

Site Desenvolvido: AGA Soluções - Soluções Tecnológicas